sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Agentes Condicionantes para Cabelo e Pele

Estou lendo um livro "Iniciação à Química Cosmética - vol2 - Randy Schueller & Perry Romanowski"
e achei algumas informações muito interessantes sobre condicionantes para pele e cabelo.

Pense na sua pele e no seu cabelo como uma armadura de proteção do corpo; sendo sujeita a danos causados por uma variedade de fontes externas, incluindo fatores ambientais, como sol, vento e baixa umidade, assim como, fatores físicos como lavagem e penteabilidade dos cabelos.Os resultados podem ser graves, ou seja, cabelos de aspecto rebeldes e secos, e pele com descamação e prurido.

Então entram os Condicionadores: Felizmente, os danos causados a beleza da sua "armadura" podem ser reduzidos!

Os condicionadores CAPILARES têm como principal objetivo melhorar a hidratação capilar e a penteabilidade, tornando os cabelos secos mais macios e maleáveis.Os condicionadores da PELE, em primeiro lugar, hidratam ao mesmo tempo que proporcionam proteção contra os efeitos do ressecamento causado pelo sol, vento e detergentes agressivos.

Agentes condicionantes e sua função

  • Tensoativos Catiônicos:

Quats: amplamente usados para condicionar, particularmente nos produtos Hair Care. Os seus benefícios são visíveis deixando a cutícula do cabelo amaciada, resultando em melhor lubrificação, tornando mais fácil a ação de pentear.

Também, a condutividade dos quats reduz o efeito esvoaçante causado pela eletricidade estática (build up).Isso reduz a repulsão dos fios (fly away) e aumenta a facilidade de modelar o penteado.

  • Polímeros Catiônicos:
São outro tipo de matérias-primas substantivas comumente usadas em formulações para o condicionameto dos cabelos.Uma vez depositados, proporcionam cabelos soltos, deslizantes, fáceis de ajeitar e com boa penteabilidade. Aumentam o corpo dos cabelos danificados, espalham-se bem e eventualmente podem melhorar as pontas abertas.Podem ser obtidos por uma variedade de polímeros sintéticos ou naturais, como goma guar ou celulose.

2 comentários:

  1. minha lindinha !!!!!!

    To super feliz de ter acompanhado seu gatinhar na profissão e fico muito feliz de te ver assim tão magnifique.....
    que seu crescer seje pleno e grandioso. vou sempre estar aqui te acompanhando de pertinho

    bjs
    e muita sorte
    Com carinho Cris Paixão

    ResponderExcluir